top of page

Drones são usados para procurar focos de Aedes aegypti em Vitória

Primeiro bairro sobrevoado foi Santo Antônio, na tarde desta quinta (10). Prefeitura espera que aparelho flagre focos de mosquito nas coberturas.

Drones começaram a ser usados pela Prefeitura de Vitória, nesta quinta-feira (10), como aliado na procura por focos de mosquito Aedes aegypti na cidade. O primeiro bairro sobrevoado foi Santo Antônio, nesta tarde.

A prefeitura espera que o drone encontre focos na cobertura dos imóveis. O aparelho chega a 120 metros de altura e a alcança 1 km de distância.

"A epidemia é uma guerra contra o tempo, então se nós tivermos um agente de saúde ambiental patrulhando uma região e sabendo exatamente onde ele vai encontrar reservatórios e caixas d'água no teto das residências, precisando ser tratados e cobertos, ele ganha tempo. Hoje ele [agente de saúde] tem que entrar em todas as casas", explicou o prefeito Luciano Rezende.

O principal objetivo no município é combater a larva do mosquito, que é o estágio mais sensivel do inseto. "O ponto fraco do mosquito é a forma de larva. O ovo é muito resistente e o mosquito adulto consegue fugir do fumacê, por exemplo, e depois d eum tempo o repelente pode não fazer mais efeito para ele se afastar, então o que devemos fazer é limpar os ralos, não deixar água parada, principalmente na casa de gestantes", disse Rezende.

Em todo o Espírito Santo, o número de casos de zika vírus subiu para 376, sendo cinco confirmados, segundo a Secretaria de Estada da Saúde (Sesa). Também foram confirmados 14 casos de microcefalia, mas ainda não é possível dizer se têm relação com o zika.


Destaque
Recentes
Arquivos
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga nas Redes
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page